sábado, 23 de abril de 2011

Yahoo e a imparcialidade



Eu sempre fico um pouco inquieta quando vou ler matérias (?) no site do Yahoo. A pergunta que não quer calar após essa primeira frase da minha postagem é: porque ainda leio? Porque em uma coisa este site é muito bom: as noticias quase sempre saem nele antes de aparecerem em outros sites.

Me deixa inquieta alguns textos do site do Yahoo pela imparcialidade das pessoas que escrevem naquelas paginas. Existe parcialidade no jornalismo? NÃO! Mas total parcialidade existe? SIM. E as duas coisas, não são definitivamente a mesma coisa. Não se pode tirar o foco de informar para se expressar.
Quando acordei hoje li uma matéria sobre a queda da audiência do programa do JÔ. Ale Rocha, a pessoa que assina a matéria diz: “Por preguiça ou tentativa de não fazer justamente o que todos esperam...” peraí gente... A TV brasileira, especificamente a Rede Globo não é o que se pode chamar de nivelar por cima a cultura brasileira. Então, se o Jô Soares tenta inserir cultura de nível superior em relação ao que somos forcados a engolir, ele está com preguiça? Ele ainda continua dizendo que ao longo de uma semana uma ou duas vezes apenas o convidado para ser entrevistado é um contratado da emissora. Cara, eu li e reli. Não acreditei que ele disse MESMO isso. Gente, então santo de casa faz milagre é? Uso de ditado popular a parte (só achei que cabia) então quer dizer que o legal é entrevistar os BBB’s da vida, os atores que todo mundo já sabe até onde vão almoçar no domingo e os atores que só tem historias sobre a infância para contar? 

To generalizando?Tô. Mas se a gente não falar de forma grosseira por aqui, a gente não se vê por aqui, isso é nivelar por baixo, entenderam?




11 comentários:

  1. Acho que tem a intenção de informar deve ter cuidado para que seja imparcial. A influência da opinião própria faz com que o texto deixe de ser notícia para ser artigo de opinião.

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente quando vc diz que a informação e a verdade tem de serem preservadas ao escrever uma matéria, independente do assunto, entretenimento, politica e etc. Não são todos jornalistas que mantem esse foco. A informação tem que chegar seca ate o leitor.

    Um beijo. Parabéns pelo blog! LB

    ResponderExcluir
  3. Kkkk... Excelente matéria, ao ler essa materia me lembrei do ano passando na eleição da Dilma, onde não me lembro da revista mais que era extremamente parcial e favoravel a Dilma...

    Acho que o jornalismo no Brasil esta decaindo mto, tanto que hj em dia nao precisa nem de faculdade



    Se puder, da uma passada no meu
    http://briefmarketing.blogspot.com/

    Abraços....

    ResponderExcluir
  4. Também leio as matérias do Yahoo, principalmente sobre música...

    Nessa área jornalística, há bons e maus profissionais...

    Assim como em qualquer área...

    ResponderExcluir
  5. Concordo!
    Particularmente, eu gosto das matérias do Yahoo e dos jornalistas de lá, mas esta matéria citada por ti realmente foi meio sem noção o que escreveram sobre o Jô.

    ResponderExcluir
  6. maeyy achei ki eu ia ver mais um blog entediante mais nau me enganei ameyyy sei blog ele é muito lindo e as materias tbm feliz pascoa!

    ResponderExcluir
  7. Olá.. retribuindo a sua visita no nosso blog! Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Que homem tosco...mas infelizmente ele reflete a (falta de) cultura popular...infelizmente é fato...o que faz sucesso é falar de ex BBBs e filmes toscos sobre prostitutas...
    deprimente...

    http://rebucomcafe.blogspot.com/

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, infelizmente, quando a pessoa não se tem conhecimento de parcialidade ou imparcialidade da noticia (a maioria da população, diga-se de passagem) acaba lendo, ouvindo ou assistindo a matéria e se conforma com aquilo. Por isso estamos onde estamos, em um século que se dizem ''livres'' mas na verdade, com amarras diferentes.
    Adorei seu ponto de vista. Lembrei que esta semana li uma reportagem absurda na Carta Capital, que eles tiraram de um site terceiro, mas que parecia uma reportagem vinculada a Veja, ou canais de comunicação de direita, achei estranho, comentei, e claro, meu comentário não foi aprovado, me decepcionei com uma revista que admirava tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Pois é!
    Eu sou muito crítica, não diria que sou uma boa critica, mas muita coisa não se passa despercebido diante de meus olhos.
    O Yahoo é um site bem legal de noticias e lá tem bons e maus profissionais que falam o que querem e como querem, assim como em outros canais de notícias.

    Atualizei o blog... aleluia ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Patrícia, imparcialidade não existe. mesmo que sem querer defendemos um ponto de vista e creio eu que isso nunca vai acabar! Mas em relação a matéria foi uma mancada feia! Tenho o mesmo questionamento seu (pq ainda leio isso) quando me deparo aos domingos com a revista VEJA. Tudo bem, que sejamde direita, mas que analisem a esquerda de forma a saber o que é bom e o que é ruim, nem tudo é ruim!

    ResponderExcluir